As diferentes qualidades dos queijos

O queijo é um alimento originado a partir do coalho do leite. Adorado por todos,  está presente em muitas preparações deliciosas! serve de aperitivo, recheios em lanches, tortas, bolos e pizzas, para dar um toque especial em massas e sopas, recheio para doces e tudo o que nossa imaginação nos permitir!

É um alimento rico em proteínas, cálcio, zinco e potássio e algumas vitaminas como A, D, B2, B9 e B12. Mas cuidado, ele também pode ser rico em gorduras e sódio dependendo de sua qualidade.

Também vale ressaltar que a quantidade consumida deve ser controlada, assim como qualquer alimento uma vez que nada em excesso faz bem ao nosso organismo!

Evite seu consumo em refeições como almoço e jantar, pois o cálcio presente no leite e seus derivados diminui a absorção pelo corpo do mineral Ferro (encontrado principalmente nas carnes em geral)  predominantemente oferecido nessas ocasiões.

Vejam abaixo os tipos de queijo mais consumidos e suas informações nutricionais por 100g do alimento:

 

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Benefícios do Ômega 3

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O ácido graxo Ômega 3 (ω-3) é um tipo de gordura poliinsaturada essencial para a nossa saúde. Nosso organismo não produz e sua fonte é por meio da alimentação.

Veja abaixo seus benefícios:

– Possui efeitos anti-inflamatórios, evitando a formação de coágulos sanguíneos;

– Previne o entupimento de vasos;

– Reduz os níveis de LDL colesterol e triglicérides sanguíneos;

– Reduz o risco de eventos cardiovasculares;

– Potente antioxidante;

– Diminuição da vasoconstrição e agregação plaquetária.

As principais fontes alimentares são os peixes de águas frias (cavala, arenque, sardinha, salmão, atum) ou também pode ser encontrado na semente de linhaça, óleo de linhaça, óleo de canola e nozes.

Recomenda-se o consumo de 1,1 gramas por dia. Porém o consumo de altas quantidades pode alterar o fator de coagulação e ocasionar problemas hemorrágicos.

Observe dicas de consumo do ômega 3:

  • Consuma um filé médio (100g) de peixe duas vezes por semana;
  • Adicione 1 colher de sopa de semente de linhaça por dia em iogurtes, vitaminas, saladas;
  • A linhaça deve ser consumida em sua forma triturada próximo da hora de consumo para maior liberação de ômega 3 dentro dela. Pode –se também moer sua semente no liquidificador e guardá-las em vidro fechado por até 3 dias na geladeira.

Existem suplementos de ômega 3,porém recomenda-se procurar profissional nutricionista ou médico para indicação.

Agora que você conhece os benefícios do ômega 3, não esqueça de incluir em sua alimentação.

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Carnaval

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Tempo de muita alegria, festa e samba no pé. Para aproveitar bem os dias festivos é preciso alimentar-se de forma adequada para se ter muita energia e evitar desidratação!!!

Para os foliões de plantão e todos aqueles que querem aproveitar bem o carnaval, fique atento às dicas abaixo:

  • Antes da festa consuma alimentos fontes de carboidratos, já que estes fornecem energia. (Fontes: pães, massas, arroz, batata. Dê preferência para os integrais);
  • Evite alimentos gordurosos (frituras, embutidos, queijos amarelos), pois além de serem calóricos, sua digestão é mais lenta e podem causar cansaço e indisposição;
  • Cuide da hidratação. Beba água, água de coco, sucos de frutas naturais.
  • Atenção!! Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, lembre-se que além de não gerar benefícios, contribuem para a desidratação. Caso for beber, intercale com um copo de água entre uma bebida e outra e não consuma bebida alcoólica com o estômago vazio.
  • Lembre-se de comer a cada 3 horas.
  • Verifique as condições de higiene do local e do vendedor.
  • E para você que vai viajar e levar alimentos, fique atento com a forma de conservação destes.

E agora é só aproveitar e curtir!!

Bom Carnaval!!!

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Sorbet de Melancia com geleia de Mirtilos

Por conter aproximadamente 90% de água em sua composição, a melancia é uma fruta que hidrata e refresca principalmente no verão.

Essa fruta, além de muito saborosa e hidratante, é composta por carboidratos, fibras insolúveis, betacarotenos, vitamina C , vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Além de todos esses nutrientes, uma fatia dessa fruta possui apenas 50 Calorias! Uma ótima pedida para um lanche da tarde ou sobremesa, não é mesmo?

Pensando em todos esses benefícios dessa fruta e no calor intenso desse verão, resolvi postar essa receita super gostosa, prática e refrescante para amenizar as altas temperaturas!

Confiram a receita!

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Gergelim

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Está muito enganado quem pensa que o gergelim só serve para enfeitar pães e bolachas. Saiba que este possui diversos benefícios quando aliado com uma alimentação balanceada.

Produto de origem vegetal (planta), mas consumimos seu produto final suas sementes.

Fonte de proteínas, ferro e ômega 3 e vitaminas B1, B2 e E. Contêm grande quantidade de cálcio em sua composição, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande quantidade de fibras insolúveis.

Seus benefícios são:

– Melhora a circulação sanguínea;

– Regula o metabolismo;

– Auxilia no funcionamento do intestino, sendo laxativo e emoliente;

– Auxilia na lipólise (quebra da gordura) e inibe a lipogênese (armazenamento de tecido adiposo);

– Função antioxidante nas células e com isso previne o envelhecimento precoce;

– Auxilia no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue), devido às fibras insolúveis em sua composição;

– Promove saciedade e reduz o apetite.

– Facilita a absorção, trazendo sensação de conforto no organismo;

– É Antiinflamatório, devido conter ômega 3 em sua composição.

Existem três tipos de gergelim: branco, marrom e preto, sendo que o branco é o mais consumido no Brasil. Todos possuem os mesmos benefícios, porém em relação ao antioxidante o preto é o mais potente, por conter mais óleo em sua composição.

Recomenda-se consumir de uma a duas colheres de sobremesa por dia, porém cuidado com o excesso, pois por ser rica em fibras insolúveis, seu consumo deve ser incluído gradativamente no plano alimentar. Os nutrientes são melhores absorvidos quando triturados antes do consumo. Pode incluir em duas refeições diárias e adicionar em pães, bolos, sopas, saladas, iogurte, feijão, arroz, etc…

Curiosidades:

-Na medicina natural o óleo do gergelim é utilizado para realizar bochechos no combate a bactérias e vírus na boca e na garganta.

– O gersal (gergelim + sal) contêm alto teor protéico, obtido quando se torra o gergelim e prensa suas sementes junto com o sal. Porém atente-se a quantidade de consumo, já que sabemos que o sal em excesso não traz benefícios.

Agora que você já conhece os poderes nutritivos do gergelim, use-o com moderação aliado ao seu plano alimentar saudável.

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Higienização de verduras

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Você higieniza as verduras corretamente?

Confira abaixo o modo correto deste processo:

Nós sabemos que as verduras são alimentos saudáveis, contêm fibras, promovem saciedade e devem fazer parte do nosso plano alimentar diário.  Assim como os legumes e as frutas como podem ser consumidos crus devem ser higienizados para a eliminação dos microrganismos, porém apenas a água não é o suficiente para sua remoção.

Observe as etapas a seguir:

1) Selecione, retirando as folhas e partes deterioradas;

2) Lave em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola,

rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e as frutas e legumes um a um;

3) Colocar de molho de 15 a 30 minutos em água clorada (hipoclorito de sódio*), utilizando na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro);

4) Lave novamente as folhas após retirar da solução;

5) Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as

mãos e utensílios bem lavados;

6) Manter sob refrigeração até a hora de servir.

* O posto de saúde fornece o hipoclorito de sódio.

Após a higienização das verduras, passe pela centrífuga ou com papel toalha ou pano de prato seco e limpo, seque-as e você pode armazenar em saquinhos limpos ou em potes de plásticos ou vidro. Assim você sempre terá vegetais higienizados e de fácil acesso para preparar uma linda salada ou acrescentar em sanduíches.

Atenção: As escovinhas podem causar pequenas lesões na casca de frutas e legumes, aumentando o risco de contaminação do interior do alimento pelos microrganismos que estavam na casca (ou na própria escova), portanto as escovinhas não são recomendadas.

Agora não têm mais desculpa para não preparar aquela salada gostosa e saudável!!!!

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E que comece o ano com saúde!

Volta ao trabalho, aos estudos, à rotina e à academia. Todos de volta às atividades, assim como aquela vontade de perder os quilinhos ganhos nas festas de finais de ano somada a preocupação de estar em forma para o carnaval.

Porém saiba que NÃO adianta fazer dietas restritivas, da moda, da Lua, do Sol para a perda rápida de peso, isso só vai causar o famoso efeito sanfona!

Veja abaixo algumas dicas de como recuperar o peso e eliminar aqueles quilinhos das festas:

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Petiscos saudáveis para férias e final de ano!

Janeiro, férias, praia, sol e mar, petiscos…

Quando entramos em férias o que mais queremos é relaxar, acordar tarde, não pensar em horário e muito menos em cozinhar não é mesmo?

Nenhum prato combina mais com férias do que uma porção ou um petisco na beira do mar, da piscina ou até mesmo numa tarde gostosa assistindo um filminho, não tem nada melhor! Pensando nisso, resolvemos mostrar para vocês algumas dicas de petiscos mais saudáveis, gostosos e refrescantes para o verão e que vai te ajudar a manter, ou ajudar na conquista do corpinho desejado!

Vamos conferir algumas?

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Café da Manhã

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Você tem o hábito de tomar café da manhã? Ou sai de casa e não come nada?

Você sabia que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia?

Considerada uma das três principais refeições do dia, conhecida também como Desjejum (palavra que vem do latim e significa rompimento do jejum involuntário mantido durante o sono) é a primeira refeição a ser consumida.

Importante para fornecer energia ao nosso organismo e começar bem as atividades. Enquanto dormimos gastamos energia para manter as funções do organismo, como respiração, circulação, batimentos cardíacos, além de queimar glicose e glicogênio para gerar a energia. Por isso quando acordamos, após horas em jejum, precisamos realizar uma refeição completa e repor as substâncias que foram gastas para gerar energia.

Diversos benefícios podem ser adquiridos por meio desta primeira refeição, como: Promover controle de saciedade com controle da ingestão alimentar ao longo do dia; Melhora do rendimento no trabalho; Melhor rendimento de aprendizado dos estudantes; Efeitos positivos na atenção e memória; Favorece o bom humor; Bom funcionamento do metabolismo.

Para muitos o café da manhã consiste apenas no café preto, mas devemos ressaltar que deve ser composta por uma refeição mais completa para fornecer energia, vitaminas e minerais.

Os alimentos indicados são: Pães, torradas, biscoitos, ambos de preferência integrais; Frutas, Cereais matinais, Geléia, Leite e derivados (Queijos, Iogurtes), Vitamina de fruta com farinha de linhaça OU aveia. Sendo assim nas quantidades adequadas é possível manter o equilíbrio nutricional e calórico da refeição.

Sua ausência pode elevar a glicemia, promover deficiência de cálcio (já que nesta refeição concentra seu maior consumo diário); Alterações de humor; Déficit de atenção nas atividades; Piora do rendimento no trabalho.

Portanto, não há desculpa para não começar o dia bem e com energia!! Acorde 5 minutos antes e tenho certeza de que fará a diferença ao longo do dia.

BOM DIA!!!!

ass blog paula